Super oferta

uol antivírus

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Hiponímia e Hiperonímia

Hiponímia e Hiperonímia  
Hipônimos é uma palavra de sentido mais específico. Exemplo: animais na hiponímia é um sentido mais específico como cavalos, cachorros, abelhas e etc.  
Já a hiperonímia tem um sentido mais genérico. O mesmo exemplo: animais na hiperonímia inclui todos os animais da hiponímia.

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Rochas Sedimentares

Como se formam as rochas sedimentares

As rochas sedimentares resultam da deposição, compactação e cimentação de sedimentos rochosos ou orgânicos, que sempre ocorrem em camadas. As rochas sedimentares são classificadas como: Detríticas, Químicas e Orgânicas.
  • Detríticas: constituídas pelo acúmulo de fragmentos de outras rochas (magmáticas, metamórficas ou mesmo sedimentares). Exemplos: arenito, argilito,varvito.
  • Químicas: provenientes de transformações químicas que alguns materiais em suspensão sofrem na água. Exemplo: o sal-gema.
  • Orgânicas: formadas pela ação de animais e vegetais ou pelo acúmulo dos seus dejetos. Exemplo: o calcário e o carvão mineral.

O que são palavras antônimas?

Antônimos

São palavras de sentidos contrários entre si. Um objeto velho, por exemplo, pode ser o oposto de um objeto novo.

O que é Sinonímia?

Sinonímia

É quando em contextos diferentes uma palavra pode ser substituída por outra, dizemos que as duas palavras são sinônimas.
Sinônimos: são palavras de sentidos aproximados que podem ser substituídas uma pela outra em diferentes contextos. Exemplo: permanecer _ficar.

O que é semântica?

Semântica 

É a parte da gramática que estuda os aspectos relacionados ao sentido de palavras e enunciados. Alguns dos aspectos tratados pela semântica são: sinonímia, antonímia, campo semântico, hiponímia, hiperonímia e polissemia.

O que é intertextualidade ?

Intertextualidade 

É a relação entre dois texto caracterizada por um citar o outro.
Há diferentes tipos de intertextualidade. A intertextualidade pode ter uma base temática, quando os textos apresentam em comum um tema, uma determinada ideologia ou visão do mundo. Também uma base estilística, quando um texto apresenta certos procedimentos muito conhecidos em outro texto, como, por exemplo, o emprego de palavras, expressões ou estruturas sintáticas similares.

domingo, 12 de outubro de 2014

Geografia As camadas da Terra

As camadas da Terra 

A Terra  está dividida em três camadas: a crosta, o manto e o núcleo. A crosta é a camada superficial e é composta de rochas relativamente leves, constituídas principalmente por silício e alumínio. Essa camada tem espessura variável: nos continentes, atinge de 20 a 70 quilômetros, nos locais montanhosos; sob os oceanos, onde predominam o silício e o magnésio, varia de  5 a 15 quilômetros.
Já o manto a camada intermediária é formado por material mais denso, constituído principalmente por magnésio, ferro e silício.
Na parte externa do manto, há uma região conhecida por astenosfera, formada por um material pastoso chamado magma. Nela ocorrem movimentos de convecção: o magma aquecido sobe das porções mais internas da Terra em direção a crosta e depois volta para o interior,à medida que se resfria.Os movimentos de convecção dão origem a terremotos e erupções vulcânicas. Todo o material que sai pelos vulcões vem de uma profundidade máxima de 200 quilômetros. Comparadas com o raio da Terra 6380 quilômetros, aproximadamente, essas medidas são muito pequenas.

Movimento de convecção
O limite interior máximo do manto é de aproximadamente 2900 quilômetros, onde começa a camada mais interna: o núcleo. Este é constituído por níquel e principalmente ferro. Encontra-se subdividido em duas camadas: o núcleo externo, que parece ser líquido e vai até 5 100 quilômetros, e o núcleo interno, que é sólido.

O conceito de força

O conceito de força

Força é o agente físico cujo efeito dinâmico é a aceleração. Então somente sob a ação de uma força é que uma partícula pode ser acelerada, isto é, pode experimentar variações de velocidade vetorial ao longo do tempo.

sábado, 11 de outubro de 2014

Resumo do Livro Vida de Droga de Walcyr Carrasco

Vida de Droga

Dora era uma garota que tinha tudo que desejava tinha uma amiga (Magda) uma garota filha de um dos mais importantes empresários do Brasil esnobava Dora só porque dora tinha uma pequena diferença social mas mesmo assim Dora é bem de vida, o seu pai (Joel) lhe dava tudo que queria ele era bom de vida, até que, um dia seu pai perdera o emprego e a grana só foi apertando e o pai de Dora  teve que morar na Amazônia e venderam o seu apartamento e Dora junto com sua mãe (Cleusa) e seu irmão (André) ficou em São Paulo em um bairro pobre bairro de periferia e Dora tinha odiado mas Dora como era uma menina mimada por o lugar ser pobre sempre ficava emburrada em casa enquanto seu irmão se enturmava com os colegas. Ela não conversava com ninguém da nova escola um garoto tentou se aproximar dela mas ele por ser mais pobre que ela, ela nem deu atenção seu nome era Tigre.
Passaram se tempos e ela começou a se enturmar com uma garota chamada Emília ela fez uma festa de aniversário e ela apresentou seus primos a Dora ela gostou de um garoto chamado Guilherme (Gui) ele tinha muitos amigos da pesada e foi quando ele e Dora começou a namorar, e foi ele que apresentou as drogas para Dora ele achavam que podia parar de cheirar quando quisesse foi quando se enganaram eles tentaram parar mas não conseguiam e eles precisavam de mais pedras foi quando resolveram começar a roubar sons de carros foi quando eles se ferraram e Gui levou um tiro enquanto roubava, dora o abandonou no meio da rua após ele levar o tiro ela ficou com medo de dar policia. Foi quando ela resolveu se afastar da turma da pesada que ela andava antes de Gui levar um tiro, e depois de levar o tiro o Gui foi internado para se livrar das drogas e ela estava sem grana para cheirar começou a fazer programa ela de tanto usar drogas começou a ficar magríssima.
Um certo dia sua mãe tinha descobrido que Dora usava drogas ela sofreu um choque tão grande que quis levar a filha para o interior de minas para morar com os avós, más ela fugiu de casa para fumar e apanhou todo o dinheiro que a mãe tinha na carteira e quando foi procurar um lugar para ficar ela encontrou sua amiga a Magda de aparência esquelética foi quando Dora ficou chocada Magda a cheia da nota aqui mendigando em um cortiço.
Um dia a policia foi ao cortiço e prendeu a Dora e a internaram foi quando sua mãe teve que ir a clínica autorizar sua internação. Ela se sentia muito mau pela falta da droga até ela saiu da clinica e disse que estava limpa mas não bastou os amigos de Emília a oferecer mais drogas ela voltou a ser uma viciada a mãe sem dinheiro para interná-la ela ficou em um beco sem saída foi quando que o namorado de sua mãe oferecera dinheiro para internar Dora e ela decidiu dar importância ao tratamento quando saiu do tratamento foi até a casa dos amigos de Emília foi quando eles a ofereceram mais drogas a ela mas ela lembrou de todo o sofrimento que ela teve por causa dessa coisa ruim e negou e voltou para casa chorando foi quando sua vida ficou triste ela queria ser amada e reencontrou o Tigre agora mais bonito e ela achando que podia se apaixonar por ele mas ele estava namorando ai de repente percebeu que sua vida não tinha mais sentido foi quando sua mãe sugeriu a ela trabalhar quando ela começou a trabalhar o Tigre a procurou e ela ficou mais cheia de esperança foi quando ficou sabendo que Tigre tinha acabado de terminar com a mina que ele estava ai ele a procurou ela ficou livre das drogas e feliz ao lado de Tigre um garoto que ela o ignorava.