Super oferta

uol antivírus

domingo, 12 de outubro de 2014

Geografia As camadas da Terra

As camadas da Terra 

A Terra  está dividida em três camadas: a crosta, o manto e o núcleo. A crosta é a camada superficial e é composta de rochas relativamente leves, constituídas principalmente por silício e alumínio. Essa camada tem espessura variável: nos continentes, atinge de 20 a 70 quilômetros, nos locais montanhosos; sob os oceanos, onde predominam o silício e o magnésio, varia de  5 a 15 quilômetros.
Já o manto a camada intermediária é formado por material mais denso, constituído principalmente por magnésio, ferro e silício.
Na parte externa do manto, há uma região conhecida por astenosfera, formada por um material pastoso chamado magma. Nela ocorrem movimentos de convecção: o magma aquecido sobe das porções mais internas da Terra em direção a crosta e depois volta para o interior,à medida que se resfria.Os movimentos de convecção dão origem a terremotos e erupções vulcânicas. Todo o material que sai pelos vulcões vem de uma profundidade máxima de 200 quilômetros. Comparadas com o raio da Terra 6380 quilômetros, aproximadamente, essas medidas são muito pequenas.

Movimento de convecção
O limite interior máximo do manto é de aproximadamente 2900 quilômetros, onde começa a camada mais interna: o núcleo. Este é constituído por níquel e principalmente ferro. Encontra-se subdividido em duas camadas: o núcleo externo, que parece ser líquido e vai até 5 100 quilômetros, e o núcleo interno, que é sólido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário